1) O que é Periodontia ?
A Periodontia é responsável por prevenir e tratar as doenças da gengiva, ossos e ligamentos que auxiliam na estabilidade do dente. As principais doenças da gengiva são as Gengivite e Periodontite.
2) O que é Gengivite ?
Gengivite é uma inflamação da gengiva – é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa – uma película viscosa e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.
Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.
3) O que é Periodontite ?
Periodontite é a evolução da gengivite, é uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente que promovem sua sustentação, provoca perda óssea, retração da gengiva e, consequentemente, mobilidadade e pode levar a perda dos dentes.
4) Como posso prevenir a gengivite e periodontite ?
A escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental especialmente depois das refeições e antes de deitar, assim como passar por uma avaliação odontológica duas vezes por ano, evitar o consumo de açúcar e não fumar são medidas essenciais para prevenir a gengivite, a periodontite e suas complicações. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.
5) Como é realizado o tratamento ?
Os episódios iniciais de gengivite podem regredir desde que a escovação siga uma técnica bem orientada e o uso do fio dental seja constante. Nos outros casos, o tratamento visa ao controle da infecção e à remoção do tártaro, ou seja, da placa bacteriana endurecida que separa a gengiva dos dentes.
É feita uma raspagem acima e abaixo do contorno da gengiva com instrumental específico, utilizando ultrassom. Essa raspagem é seguida de alisamento da raiz e polimento dos dentes para eliminar os focos de infecção. A prescrição antibióticos e anti-inflamatórios pode ser um recurso terapêutico importante em alguns casos. A cirurgia periodontal pode ser necessária quando essas intervenções terapêuticas não surtem os efeitos desejados.
Realizamos também outros tipos de procedimentos da gengiva:
√ Gengivectomia
√ Frenectomia
√ Cirurgia Plástica Gengival
√ Aumento de Coroa clínica
√ Raspagem supra-gengival e sub-gengival.
Agende seu horário e tire suas dúvidas.