Home » Ortodontia

Ortodontia

Ortodontia (Aparelhos Dentários)


aparelho-ortodontico-estetica-dental1) O que é Ortodontia ?

A Ortodontia é a especialidade odontológica responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas de posicionamento dos dentes e de desenvolvimento dos maxilares. Dentes mal posicionados dificultam a mastigação, sobrecarregam as articulações e os músculos da face, e a higiene também fica prejudicada quando os dentes estão muito tortos, além do problema estético.A ortodontia permite corrigir estes problemas deixando a boca mais saudável e bonita.

O Ortodontista é o especialista nesta área, ele usa os aparelhos ortodônticos para movimentar os dentes e estimular o desenvolvimento dos maxilares.

2) Como saber se eu preciso utilizar aparelho ortodôntico?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você precisa ou não de um tratamento ortodôntico. Com base no diagnóstico, na sua história dentária e exames clínico, radiográfico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias o dentistas ou ortodontista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e realizar um plano de tratamento adequado para você.

3) A partir de que idade os pais devem levar os filhos a uma consulta com o ortodontista ?

A partir dos seis anos de idade os casos mais complexos podem começar a ser tratados, mas, normalmente, oito anos é uma boa idade para se fazer uma avaliação ortodôntica. Nesta fase a face da criança está em pleno desenvolvimento e a resposta do tratamento é muito positiva. Este é também o momento ideal para corrigir hábitos viciosos como respiração oral, sucção digital e interposição lingual, onde em alguns casos a cooperação de um fonoaudiólogo pode ser muito útil.

4) Adultos podem fazer tratamento ortodôntico ?

Sim, não há nenhum impedimento em relação à idade do paciente, desde que a saúde bucal esteja satisfatória o tratamento pode ser realizado, inclusive auxiliando na obtenção para colocação de próteses e/ou implantes.

5) Como funciona o tratamento ortodôntico ?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual é o aparelho ortodôntico mais adequado e eficaz.

6) Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico ?

Pode variar de acordo com a complexidade do problema, da idade e do grau de cooperação do paciente. É importante salientar que o paciente deve seguir o tratamento que o dentista recomendar, procurando ir a todas as consultas para ter mais eficiência no resultado.

7) O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados ?

Podem gerar problemas de ordem estética, pois dentes mal posicionados e desalinhados podem levar o indivíduo a uma baixa auto-estima, problemas de ordem funcional, com perda óssea em volta dos dentes, problemas na fala, problemas mastigatórios, dores na face, dores de cabeça, desordens na região da articulação temporo-mandibular, além de facilitar o aparecimento de cáries e de doenças gengivais devido a maior dificuldade de higienizar os dentes que não estão bem alinhados.

8) Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos ?

– Aparelhos Fixos (Metálicos e Estéticos)

– Aparelhos Móveis

– Aparelhos Autoligados (Nova tecnologia em Aparelhos Ortodônticos)

9) O que são Aparelhos Autoligáveis (ou Autoligados) ?

São os aparelhos ortodônticos fixos que utilizam os bráquetes mais modernos e com mais tecnologia existente atualmente. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas ou metais para prender o arco no bráquete, pois apresenta um encaixe próprio que fixa o fio. A grande vantagem deste sistema é a diminuição do atrito entre o fio ortodôntico e o bráquete, tornando possível a utilização de forças mais leves e realizando o movimento dentário mais rapidamente. Assim, é possível diminuir o tempo total do tratamento.

10) Quais são as vantagens dos Aparelhos Autoligáveis em relação aos Aparelhos convencionais ?

√  Pode reduzir o tempo de tratamento

√  Menor necessidade de extrações

√  Menor número de visitas ao dentista

√  Menor acúmulo de placa bacteriana