1) Como Funciona o clareamento dental?
O clareamento dental é obtido por meio de um gel liberador de oxigênio cujas moléculas penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebra” as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental. O resultado do clareamento e a sua manutenção dependem de condições individuais e de seguir todas as recomendações do cirurgião-dentista.
2) Quais os tipos de clareamento dental?
Existem 2 maneiras de se clarear os dentes: no consultório ou em casa.
No consultório o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica um gel oxidante forte de uso exclusivo. Em casa, o paciente sob orientação do profissional leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente utilizando uma moldeira de silicone.
3) Qual o melhor método ?
Dependendo do caso de cada paciente, do grau de escurecimento dos dentes, do quanto se desejar clarear e em quanto tempo, é escolhido o método para o clareamento.
4) Os produtos usados no tratamento são seguros a saúde geral ?
Sim. Como outros produtos e medicamentos médicos e odontológicos, quando usados corretamente conforme orientação profissional, não promovem nenhum prejuízo a saúde geral.
5) Meus dentes podem ser clareados ?
Sim, desde que os dentes estejam íntegros e sem muitas restaurações, qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados.
6) Quais as contra-indicações do tratamento ?
Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes, lactantes, pacientes com problemas periodontais, sensibilidade severa nos dentes e com alergia ao gel clareador.
7) O dente clareado pode escurecer novamente ?
Sim, mas nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção.
8) Existem efeitos colaterais ?
Há casos de hipersensibilidade após o tratamento. Nesses casos, deve-se fazer uso de agentes dessensibilizantes. Nos casos mais agudos, recomenda-se o uso de analgésico para maior conforto do paciente.
9) O dente clareado fica enfraquecido ?
Não. A estrutura dental não é afetada.
10) O clareamento altera a cor das restaurações ou próteses existentes ?
Não. Talvez seja necessário trocar as restaurações antigas.
11) Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista ?
Não se recomenda clarear os dente sem orientação profissional. Seja no consultório ou em casa, sempre deve haver monitoramento do cirurgião-dentista.
Conquiste um sorriso branco e saudável. Afinal, o seu sorriso é seu cartão de visitas !